quarta-feira, 28 de março de 2012

CENTRO DE RECUPERAÇÃO ANTIDROGAS É CONSIDERADO DE UTILIDADE PÚBLICA

A principal ajuda para quem tenta se livrar das drogas ou do álcool no Brasil vem de organizações não-governamentais. Cerca de 60% das ações de prevenção, tratamento e redução de danos para dependentes são realizadas por instituições sem vínculo direto com o governo. A maior parte leva em conta a concordância do paciente no tratamento e a participação da família na recuperação.
Foi aprovado esta semana o projeto de lei do deputado Eider Pena que considera de utilidade pública o Centro Masculino de Recuperação Antidrogas Lírio dos Vales, no âmbito do Estado do Amapá.
O Centro de Recuperação Antidrogas Lírio dos Vales tem como finalidade atender e reabilitar homens que apresentem quadro de dependência alcoólica e/ou química. O trabalho da Instituição consiste em desenvolver campanhas educativas voltadas a orientar os internos e seus familiares quanto ao uso de álcool e outras drogas. O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar os usuárias quanto aos malefícios causados pelo seu consumo.
Outra atividade desenvolvida pela Instituição não-governamental diz respeito a ações sociais que vão desde projetos de combate e prevenção às drogas e ao álcool, até a capacitação e qualificação profissional dos internos, como forma de inserí-los no mercado de trabalho, proporcionando, dessa forma, melhoria na qualidade de vida das pessoas que ali buscam tratamento.
Eider Pena reconhece os esforços das entidades que buscam atender às questões relacionadas às drogas e ao álcool, e defende a importância de dar subsídios a estas instituições que contam com apoio voluntariado no desenvolvimento de suas atividades.”É preciso dar apoio financeiro a estas comunidades terapêuticas que realizam trabalhos voluntários para amenizar os danos sofridos pelos dependentes químicos e seus familiares”.
O projeto do parlamentar foi aprovado na Assembleia Legislativa e aguarda anuência do Poder Executivo.
Ana Rita Pinheiro
ASCOM/Deputado Eider Pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário